Dr Mais On-Line

Dr Mais On-Line, uma ISV SaaS Brasileira de Telemedicina, aumenta seu desempenho em 50%
com o MySQL HeatWave

"Com o MySQL HeatWave, o desempenho da nossa plataforma está excedendo em muito as expectativas e nossos desenvolvedores estão impressionados com a diferença no time to market que está significativamente mais rápido do que quando começamos."

Alexandre Barbieri
Gerente de TI
Dr+ Desenvolvimento de Sistemas de Informática Ltda

A ISV SaaS Brasileira de Telemedicina transferiu a sua plataforma de videoconferência para o MySQL HeatWave em busca de melhor desempenho, segurança e suporte.

Introdução e Contextualização

Com médicos de várias áreas de especialidade, a plataforma de telemedicina "Dr Mais On-Line" vem rapidamente ganhando força no mercado brasileiro de atendimento eletivo online. Seu software permite que as pessoas consultem especialistas para orientação médica, diagnóstico e tratamento, no conforto de sua casa, evitando filas e salas de espera e sem precisar se deslocar até um consultório, gerando uma economia de tempo e dinheiro.

A Dr. Mais, também conhecida como Dr+, concentra-se em oferecer qualidade e custo-benefício por meio de uma aplicação baseada em nuvem desenvolvida em 2021 – durante a maior crise relacionada à saúde do século. A oferta consiste em uma consulta on-line com videoconferência entre médico e paciente que resulta em um prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Metas & Desafios de Negócio

No início, a empresa optou pela hospedagem na Google Cloud e pelo MySQL Community Edition para o seu ambiente de desenvolvimento.

No entanto, a conexão de rede virtual privada (VPN) com servidores na América do Norte resultava em uma latência inaceitável, bem como um custo excessivo. Além disso, o banco de dados não estava fornecendo conexões de cliente simultâneas suficientes e o desempenho estava deixando a desejar.

A Dr+ procurava uma solução de banco de dados como serviço (DBaaS) para resolver o problema do fraco desempenho, aumentar a segurança e aprimorar a conectividade com a infraestrutura de nuvem.

Em 2022, a empresa de telemedicina migrou toda a sua plataforma – o banco de dados MySQL, os servidores de streaming de videochamada, os servidores de aplicações e os servidores de Interface de Programação de Aplicações (API) – para o MySQL HeatWave totalmente gerenciado na Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

Métricas & Resultados de Negócio

Ao migrar para o MySQL HeatWave, a Dr+ obteve uma melhoria imediata de produtividade de 50% decorrente do alto desempenho e da alta disponibilidade da OCI.

A mudança para o MySQL HeatWave proporcionou a capacidade necessária para atender ao crescimento constante de um mercado de saúde on-line dinâmico. Os custos previsíveis do consumo de nuvem, o maior desempenho e o suporte personalizado da equipe do MySQL forneceram a eles o ímpeto tecnológico para se expandir por todo o Brasil.

A empresa de telemedicina viu um aumento no número de clientes graças ao tempo de resposta mais rápido que fez aumentar a satisfação do usuário. Páginas do site carregando instantaneamente e comandos executados rapidamente se traduziram em acesso mais rápido à assistência médica on-line.

Os desenvolvedores da Dr+ também aproveitaram o time to market aperfeiçoado para lançar novos produtos e funcionalidades, além disso, deixaram de enfrentar os problemas que ocorriam nos servidores on-premises. Eles agora se concentram na inovação e desenvolvimento da plataforma para expandir ainda mais o seu alcance dentro do mercado de saúde on-line do Brasil.

Migrar o sistema da Dr+ dos servidores do Google na América do Norte para o data center da OCI em São Paulo resolveu imediatamente os problemas de velocidade e latência, contando com a conexão 24 horas por dia, 7 dias por semana, via OCI VPN Connect.

O MySQL HeatWave também aumentou a segurança geral, uma vez que o controle de acesso ficou mais rigoroso. O MySQL Backup e o tráfego criptografado na VPN entre as instalações da empresa e a Oracle Cloud aliviaram as preocupações anteriores sobre a vulnerabilidade dos dados.

Confiar à Oracle a gestão da automação de tarefas como backup e recuperação, configuração e patching de sistemas operacionais e banco de dados, possibilitou a Dr+ se concentrar em pesquisa e desenvolvimento de seu produto e promover o acesso à assistência médica de qualidade por meio da telemedicina.

Além disso, não precisar mais manter sua própria infraestrutura ajudou a Dr+ em suas metas de sustentabilidade, pois sua pegada de carbono e consumo de energia diminuíram uma vez que a refrigeração do ambiente e outras despesas relacionadas a energia foram eliminadas.

Por que o MySQL

Antes de fazer a migração do MySQL Community Edition, a Dr+ fez um teste utilizando a opção Oracle Cloud Free Tier e ficou impressionada com a velocidade, o desempenho, a estabilidade, a alta disponibilidade e a segurança.

Com o auxílio do Suporte MySQL, realizou uma prova de conceito e, satisfeita com o resultado, tomou a decisão de migrar para o MySQL HeatWave. O menor custo quando comparado com o Google e o suporte da equipe do MySQL também foram fatores decisivos.

"Nossa plataforma de telemedicina é um sistema crítico e, ao nos envolvermos com o Suporte MySQL, ganhamos um parceiro que entende nossos objetivos e que nos ajudará a expandir e crescer", disse Alexandre Barbieri.

Implementação

A Dr+ trabalhou com a equipe do MySQL para configurar um ambiente de teste que funcionou por um mês. Após esse período, foi realizada a migração in-flight da plataforma para o MySQL HeatWave usando o MySQL Shell.

Dentro de uma janela de quatro horas, a empresa desligou o banco de dados MySQL Community Edition, exportou os dados, criou o espaço de armazenamento, importou os dados, fez as configurações necessárias e colocou o sistema para rodar no MySQL HeatWave.

Próximos Passos

O app de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) da Dr+ é a base para o prontuário eletrônico do paciente (PEP) que cada paciente obtém através do serviço. Um de seus objetivos futuros é desenvolver e aprimorar ainda mais o sistema de PEPs com o MySQL HeatWave, a fim de vendê-lo para clínicas e hospitais que necessitam dos históricos médicos e de tratamento digitais de seus pacientes.