A Fiscontech melhora a eficiência das empresas contábeis ao automatizar o ardiloso processo de coleta de informações tributárias de fontes governamentais em níveis federal, estadual e municipal.
Introdução & Contextualização
A Fiscontech é uma empresa brasileira desenvolvedora de um software que unifica fontes desconexas de dados fiscais e tributários de uma ampla variedade de agências governamentais. Quando a empresa foi criada, em 2020, ela percebeu que os processos manuais de coleta de informações estavam dificultando o trabalho das empresas contábeis levando ao desperdício de tempo e dinheiro.
A solução desenvolvida pela Fiscontech tornou-se um sucesso entre as empresas contábeis que estavam constantemente frustradas com o processo árduo e manual de coleta de informações tributarias de dezenas de fontes governamentais em níveis federal, estadual e municipal.
Metas & Desafios de Negócio
A Fiscontech entrou no mercado com uma solução atraente direcionada para escritórios de contabilidade, destacando as potenciais desvantagens de erros e retrabalhos que podem prejudicar a reputação desses escritórios, além de mostrar as oportunidades perdidas de oferecer mais serviços consultivos e auxiliar seus clientes a crescer.
A Fiscontech começou a desenvolver um aplicativo para automatizar tarefas e processos fiscais e tributários ao entender profundamente o grande problema causado pela burocracia excessiva do governo. Ao automatizar a extração de dados em sua aplicação, a empresa auxilia seus clientes a eliminar processos manuais, minimizar erros, melhorar a eficiência contábil e diminuir os custos operacionais.
Para viabilizar o crescimento planejado, a Fiscontech necessitava de um banco de dados na nuvem que fosse robusto. Inicialmente, a startup optou pelo AWS Aurora MySQL, mas rapidamente percebeu problemas de desempenho e custo elevado. Em 2022, a Fiscontech migrou para o MySQL Heatwave, utilizando a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
Métricas & Resultados de Negócio
Ao adotar o MySQL Heatwave no OCI, a Fiscontech experimentou um aumento de desempenho impressionante de 90%. Ao migrar do datacenter da AWS nos EUA para o datacenter da Oracle em São Paulo, a latência foi reduzida de 70 milissegundos para apenas 7 milissegundos.
Ao fazer a transição do Amazon Aurora para o MySQL Heatwave, a Fiscontech conseguiu reduzir seus custos de banco de dados em uma impressionante proporção de 95%. Isso permitiu que a empresa investisse em desenvolvimento dedicado de SaaS e mantivesse uma taxa de crescimento mensal de dois dígitos.
Com base na confiabilidade e escalabilidade do MySQL Heatwave no OCI, a Fiscontech oferece 99,999% de tempo de atividade para 30.000 contas controladas por seus 450 clientes de serviços contábeis, alguns com até 1.000 clientes individuais.
Ao utilizar o MySQL Document Store, os desenvolvedores da Fiscontech encontraram uma solução eficiente para gerenciar 300 milhões de documentos em constante crescimento, trabalhando com tabelas relacionais SQL e schema-less JSON dentro do banco de dados. Esse recurso possibilitou a expansão de aplicativos e a replicação de documentos para todos os usuários, uma funcionalidade que não estava disponível anteriormente com o uso do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3).
A conexão VPN estabelecida com a OCI eliminou as preocupações de segurança relacionadas aos problemas de ponto de extremidade de banco de dados público. Essa abordagem conecta a base de usuários com segurança ao banco de dados, sem a necessidade de um endereço IP público para se preocupar.
O uso do MySQL Heatwave e da OCI pela Fiscontech está sendo continuamente adotado pelos escritórios de contabilidade que desejam automatizar o processo de busca de informações, unificar os dados fiscais em um único painel e facilitar para seus clientes a visualização da tributação com análises detalhadas, relatórios e gráficos gerenciais.
Por que o MySQL Heatwave?
"A decisão de migrar do AWS Aurora para o MySQL HeatWave foi motivada pela necessidade de economia de custos, desempenho, armazenamento de documentos e suporte. O resultado foi uma economia de custos de 95% e um aumento de desempenho de 90%", disse Diego da Fonseca.