A empresa mexicana, inovadora em Wi-Fi e SaaS ISV, aumentou o desempenho das consultas em 97%, reduziu custos em 50% e agora oferece análises preditivas inteligentes com o MySQL HeatWave e o HeatWave AutoML.
Introdução & Contextualização
A Aiwifi é uma jovem empresa mexicana que desenvolve soluções Wi-Fi conectando compradores a sites de compras por meio de portais personalizados, permitindo que as empresas ofereçam uma experiência contínua e personalizada aos seus clientes.
Sua proposta de valor para empresas nos setores esportivo, de varejo e de alimentos e bebidas, reside na capacidade de coletar dados valiosos dos clientes, rastreando atividades e perfis de usuários. Com essas informações, eles podem criar campanhas de marketing direcionadas e aprimorar a experiência do cliente por meio de pesquisas contínuas que medem detalhadamente a percepção e a experiência de cada cliente.Metas & Desafios de Negócio
Ao iniciar suas operações em 2019, a Aiwifi escolheu a Amazon Web Services (AWS) como sua plataforma e o Amazon Relational Database Service (RDS/MySQL) como o banco de dados de backend. No entanto, à medida que o negócio crescia rapidamente e gerava grandes volumes de dados, a falta de desempenho se tornou um obstáculo para o crescimento sustentado, além disso, os custos do banco de dados se tornaram um desafio significativo para a startup.
A Aiwifi começou a buscar um sistema de banco de dados gerenciado que pudesse resolver os problemas de desempenho e fornecer resultados imediatos para análises e previsões poderosas.
Com a introdução do MySQL HeatWave para a AWS, a Aiwifi encontrou uma solução para as limitações de crescimento causadas pelo desempenho fraco e pela infraestrutura cara. Em 2023, a empresa migrou do Amazon RDS para o MySQL HeatWave, que passou a ser executado nativamente dentro da AWS.Métricas & Resultados de Negócio
Ao migrar do Amazon RDS para o MySQL HeatWave, a empresa inovadora em Wi-Fi obteve um aumento imediato no desempenho, com consultas sendo executadas 13 vezes mais rápido. Após a migração do banco de dados, o tempo de carregamento nos portais personalizados diminuiu pela metade. O aumento no tempo de resposta, aliado à alta disponibilidade e escalabilidade, permitiu que a Aiwifi incorporasse rapidamente novos clientes sem a constante necessidade de adicionar recursos caros.
Ao mesmo tempo, os custos foram reduzidos em 50%. Com o MySQL HeatWave lidando com a maior parte das consultas pesadas, a Aiwifi pôde usar uma instância menor do MySQL. A migração também eliminou as elevadas tarifas de saída (egress) de dados cobradas pelo Amazon RDS da AWS.
A empresa experimentou uma significativa melhoria na disponibilidade do painel de administração, fornecendo aos clientes informações sobre o consumo de conteúdo, impacto de campanhas, preferências do usuário e conteúdo personalizado para os usuários finais.
O MySQL HeatWave, um sistema de banco de dados para processamento de transações de alto desempenho, análises em tempo real e aprendizado de máquina, eliminou a necessidade constante de otimização de consultas, permitindo que os desenvolvedores da Aiwifi se concentrassem na construção de modelos de aprendizado de máquina.
Hoje, com centenas de milhares de usuários se conectando por meio de portais personalizados integrados às soluções da Aiwifi, o MySQL HeatWave lida eficientemente com consultas complexas em mais de 40 milhões de registros em tempo real. O sistema processa vastas quantidades de dados, que são então exibidos em painéis mostrando perfis de usuários, atividades de navegação e preferências para alimentos, roupas e outros itens. Os clientes da Aiwifi utilizam esses dados para criar campanhas, pesquisas, promoções, além de oferecer cupons de desconto e fomentar a fidelização do cliente.
A nova plataforma ajudou a transformar locais comerciais - lojas, restaurantes, shoppings, arenas esportivas e aeroportos - em espaços inteligentes por meio da captura de dados, análises, engajamento do cliente e fidelização.
É importante ressaltar que a abordagem integrada do MySQL HeatWave trouxe à Aiwifi a capacidade de aprendizado de máquina no banco de dados por meio do HeatWave AutoML, que automatiza o processo de aprendizado de máquina, sem a necessidade de os dados ou o modelo saírem do banco de dados.
A Aiwifi enxerga seu futuro na oferta de análises excepcionais impulsionadas pelo aprendizado de máquina e, em colaboração com as equipes de Suporte MySQL e de Aprendizado de Máquina, desenvolveu diversos casos de uso com o HeatWave AutoML.
Por exemplo, usando o HeatWave AutoML, o desenvolvedor do portal pode detectar entre 100.000 conexões Wi-Fi aqueles que são clientes fazendo compras versus funcionários da loja, segurança ou equipe de limpeza. Essas são métricas válidas, mas podem ser filtradas de acordo com a preferência. Oferecer tais análises inovadoras permite que os clientes segmentem sua base de usuários, criem conteúdo de marketing mais personalizado e ofereçam uma experiência do cliente mais rica e precisa. A Aiwifi fornece aos seus clientes métricas quantificadas que lhes permitem calcular o retorno sobre o investimento (ROI) gerado por meio da plataforma.
Os dados de interesse do consumidor e de padrões de compra coletados em lojas, restaurantes, shoppings, aeroportos ou arenas esportivas em tempo real alimentam outro caso de uso do HeatWave AutoML - a modelagem de grupos amostrais de pessoas que geram previsões sobre o que poderia interessar a grupos semelhantes de pessoas no futuro. Com essas previsões, a Aiwifi pretende oferecer valiosos mecanismos de recomendação aos seus clientes.
“HeatWave AutoML é um exemplo em que a Aiwifi eliminou os custos de suporte a várias ferramentas de terceiros para processamento de transações, armazenamento de dados, análises, aprendizado de máquina e outros recursos que não estão integrados a outras plataformas. A Aiwifi estima que o MySQL HeatWave substituiu até 5 sistemas externos”, comentou Eric Aguilar.
Por que o MySQL Heatwave?
A Aiwifi, que sempre hospedou suas soluções na AWS, optou por permanecer nessa plataforma, mas realizou a transição do AWS RDS/MySQL para o MySQL HeatWave.
A estreita colaboração entre a Aiwifi e a equipe de Aprendizado de Máquina da Oracle permitiu à empresa implantar soluções de ML em tempo recorde.
“Conhecemos a AWS e ela atende às nossas necessidades, mas a mudança para o MySQL HeatWave nos proporcionou um impressionante aumento de desempenho e, portanto, uma maneira rápida de acelerar nossa expansão. A decisão da Oracle de disponibilizar o HeatWave em várias plataformas de nuvem é muito inteligente”, declarou Eric Aguilar.
Implementação
A migração ocorreu de maneira tranquila e levou apenas cinco dias. Não foi necessário modificar o código do aplicativo. Todos os componentes do serviço MySQL HeatWave na AWS - o console de serviço, o plano de controle e o plano de dados - foram desenvolvidos e otimizados para a AWS.
"A transição para o MySQL HeatWave na AWS foi completamente transparente. Agora, conseguimos o aprimoramento de desempenho que precisávamos para o futuro, juntamente com as capacidades de aprendizado de máquina", afirmou Eric Aguilar.